YouTube Twitter Facebook Sound

CUT MT > LISTAR NOTÍCIAS > RADAR SINDICAL > CUT/MT APOIA A REALIZAÇÃO DO 40º CONUBES

CUT/MT apoia a realização do 40º Conubes

30/11/2013

A secretária da Juventude da CUT/MT acompanhou a eleição da delegação de MT

Escrito por: Silvia Marques, com informações da Ubes

Uma delegação de 30 estudantes participam do 40º Conubes Mais de nove mil estudantes secundaristas estão reunidos para discutir os rumos da educação brasileira. Eles participam do 40º Congresso Nacional da União Brasileira dos Estudantes secundaristas (Conubes), representando os estudantes de 10 mil escolas brasileiras. Mato Grosso está representando com uma delegação de 30 estudantes .

 O Conubes acontece de 28 de novembro a 01 de dezembro em Contagem, Minas Gerais e tem como tema “PROTAGONISMO DA JUVENTUDE NA TRANSFORMAÇÃO DO BRASIL”.

Para a secretaria da Juventude da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT/ MT) e coordenadora do coletivo nacional de juventude da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), Silvana Silva de Jesus, o congresso estudantil  fortalece o movimento em todo o país.  “A realização do congresso é mais um passo importante para fortalecimento do movimento estudantil no país. Em Mato Grosso a mobilização para o Conubes contribuiu para a criação de vários grêmios no interior das unidades escolares e para o debate sobre as políticas públicas voltadas para os jovens. A juventude está preocupada a educação  brasileira”, avalia Silvana que acompanhou pela CUT/MT e pelo Sintep/MT os debates para a eleição de delegados em Mato Grosso.

A programação oficial conta com a média de 23 debates, que levam os estudantes a discutirem  educação, cultura, lazer, transporte, esporte e outros temas. “Os estudantes secundaristas irão debater temas importantes como: reformulação do ensino médio, 10% do PIB para a educação e o PNE, reforma polítca, democratização dos meios da comunicação, entre outros temas importantes como combate a homofobia e racismo”, ressalta a secretária da juventude da CUT/MT, destacando que os jovens estão preocupados na construção de um pais mais democrático e justo.  

Os congressistas, neste 40º Congresso, também tem a tarefa de eleger a nova direção nacional da Ubes.  Hoje, sábado (30¹11) ao estudantes realizam uma passeata em defesa da educação.

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista

#AnulaReforma

RÁDIO CUT

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DO MATO GROSSO
Rua São Benedito, 874 | Bairro Areão | CEP 78010-258 | Cuiabá | MT
Fone: (55 65) 3624.9915 | www.cutmt.org.br | e-mail: cutmt@terra.com.br