YouTube Twitter Facebook Sound

CUT MT > LISTAR NOTÍCIAS > RADAR SINDICAL > CUT QUER CONTRIBUIR PARA SUPERAR A FORMA DE INSERÇÃO PRECÁRIA DOS JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO

CUT quer contribuir para superar a forma de inserção precária dos jovens no mercado de trabalho

21/11/2013

Inserir os jovens trabalhadores no movimento sindical é desafio para a formação sindical da CUT

Escrito por: Silvia Marques

A maioria da juventude brasileira encontra-se no mercado de trabalho, seja na condição de empregados/as ou à procura de emprego. E, mais de 55% dos/as jovens trabalhadores/as inserido no mercado de trabalho, estão fora da escola. Esse é um dado que justifica a preocupação da Central Única dos Trabalhadores com o tema juventude.

Nesse sentido a Secretaria de Formação Sindical da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT/MT) reuniu mais de 45 dirigentes sindicais para estudar o módulo de formação Sindical "Juventude no Contexto do Mercado de Trabalho e do Sindicalismo Brasileiro". O módulo é uma etapa complementar ao Curso Formação Sindical de Organização e Representação Sindical de Base (ORSB) e foi realizado entre os dias 15, 16 e 17 de novembro de 2013, no auditório do SINTEP/MT.

Segundo a secretária de formação sindical, Vânia Maria Rodrigues Miranda, discutir as questões relacionadas à juventude, em especial para CUT. “Organizar a juventude compõe uma ação estratégica à disputa de hegemonia na sociedade. A juventude deve ser vista como sujeito de direitos e como protagonista de lutas sociais por emancipação. Nesse sentido, este módulo foi importante porque buscou despertar nos dirigentes sindicais a importância de criar espaços específicos de organização e participação do jovem trabalhador no movimento sindical e social ”, explica a secretária de formação sindical.

Para a educadora da Escola Centro-Oeste de Formação da CUT Apolônio de Carvalho (ECO-CUT) Tainá Teixeira da Mata, que ministrou a palestra "Sobre qual juventude estamos falando". “O grande dilema do jovem, seja ele urbano ou rural, é compreender o futuro da sua cidadania. É necessário debater o acesso e a permanência ao mercado de trabalho e as diversas políticas públicas, incluindo questões relacionadas à educação, saúde e previdência”, disse abordando os aspectos da sua palestra.

“A CUT pretendem fomentar a “formação sindical e juventude” como condição para que o movimento sindical cutista tenha a dimensão dos grandes desafios que necessitamos enfrentar para compreender e formular estratégias sindicais voltadas à juventude que estão inseridos ou se inserindo no mercado de trabalho”, afirmou a professora Tainá explicando a importância do tema para a Central.
 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista

#AnulaReforma

RÁDIO CUT

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DO MATO GROSSO
Rua São Benedito, 874 | Bairro Areão | CEP 78010-258 | Cuiabá | MT
Fone: (55 65) 3624.9915 | www.cutmt.org.br | e-mail: cutmt@terra.com.br