YouTube Twitter Facebook Sound

CUT MT > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > COMEÇA A PREPARAÇÃO DO CONGRESSO DO POVO EM MT

Começa a preparação do Congresso do Povo em MT

16/04/2018

SEMINÁRIO ESTADUAL DE FORMAÇÃO E PLANEJAMENTO DO CONGRESSO DO POVO será realizado nos dia 21

Escrito por: CUT MT

A preparação para o Congresso do Povo já começou em todo país. Em Mato Grosso, a FBP/MT - Frente Brasil Popular de Mato Grosso - dará início a esse processo com a realização do Seminário de Formação e Planejamento para o Congresso do Povo. O Seminário acontecerá no dia 21 de abril, no Auditório do Sintep/MT - Sindicato  dos Trabalhadores do Ensino Público – Sintep MT (R. Mestre João Monge Guimarães, nº 102, Bairro Bandeirantes).

O Seminário terá por objetivo discutir a metodologia e a finalidade do Congresso do Povo. Também será um momento importante para discutir a conjuntura nacional, estadual e local e planejar coletivamente as próximas ações para fazer a resistência frente ao golpe que visa acabar com os direitos sociais e individuais da classe trabalhadora.

Participantes

Devem participar as lideranças com perfil de formador e dirigente. A intenção é que essas lideranças retornem aos seus municípios e sejam capazes de repassar os processos do encontro estadual com formações locais. Além disso, terá que cumprir uma tarefa importante de articulador, envolvendo e mobilizando toda a sociedade para a realização do Congresso Municipal do Povo.

Inscrições

As vagas são limitadas e regionalizadas. As entidades devem se organizar encaminhar à Secretaria da FBP (CUT MT – 3624 9915) os dados das  pessoas irão participar do Seminário de formação e os respectivos municípios. O Deslocamento será de responsabilidade de cada Entidade. A organização do evento providenciará alimentação e hospedagem dos participantes.

PROGRAMAÇÃO SEMINÁRIO

DIA 21 DE ABRIL - SÁBADO

8h - Café e Credenciamento

9h -  ACOLHIDA E MISTICA

9h30 - 1º MOMENTO - CONJUNTURA – Por quê estamos aqui? Objetivos do Congresso do Povo, objetivos da Formação de Formadores, elementos da Conjuntura Nacional e debate

12h – Almoço Colaborativo (trazer alimentos)

13h30 – 2º MOMENTO - TRABALHO EM GRUPO - Fazer um debate sobre a conjuntura nos grupos (comitês), que incorpore os elementos da conjuntura nacional, estadual e municipal. Ler os pontos da Cartilha do Congresso do Povo até a página 10.

14h30 – 3º MOMENTO – PLENÁRIA - Apresentação das sínteses dos grupos

15h30 - 4º MOMENTO -  TRABALHO DE BASE  - O QUE É E COMO SE FAZ O COMITÊ? - Encaminhamentos organizativos, de acordo com a Cartilha Nacional, e Planejamento de ações no território, com a apropriação de um método de trabalho popular que ajude a construir uma leitura do território, de suas contradições e do potencial de luta do povo, junto com a própria organização do povo em comitê (Ter como referência o texto "Construindo o Poder Popular" de Plínio de Arruda Sampaio).

16h - 5º MOMENTO – TRABALHO EM GRUPO POR REGIÃO OU MUNICIPIO - com foco para o planejamento.

17h –  6º MOMENTO - SOCIALIZAÇÃO EM PLENÁRIA - Socializar os debates dos comitês em Plenária

18h - 7º MOMENTO – AVALIAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS - Avaliar a formação de formadores em Plenária e listar debilidades, apontar os desafios e próximos passos  para a construção do Congresso Estadual e a participação no Congresso Nacional

18h30 – MÍSTICA DE ENCERRAMENTO 

Para entender o que é  CONGRESSO DO POVO

A Frente Brasil Popular convocou a população brasileira, no início do ano, para debater os rumos do país por meio da construção do Congresso do Povo. O Congresso  é uma ferramenta para organizar a luta social no enfrentamento à ofensiva neoliberal e para discutir alternativas à crise brasileira.

O  desafio  central  do  Congresso  do  Povo  é  envolver  na  luta  em  defesa  dos  direitos,  da democracia  e  da  soberania  brasileiras  e  brasileiros  que  passam  a  maior  parte  do  dia  no trabalho,  que  buscam  as  mais  diferentes  formas  de  sobreviver  sem  uma  atividade  formal  e regular,  se  desdobram  para  trabalhar  e  estudar,  moram  nas  periferias  de  grande  centros urbanos, em cidades médias ou em áreas rurais.

Com a organização das etapas locais, municipais, estaduais e nacional, o Congresso do Povo é um processo de luta e pedagogia de massas, a partir do trabalho de escuta das pessoas para estreitar laços e relações de confiança.

Assim,  será  uma  obra  da  militância  que  demandará  dedicação,  animação  e  firmeza  para desenvolver  de  forma  sistemática  atividades  que  envolvam  todas  as  pessoas  dispostas  em discutir problemas e soluções para o Brasil.

O processo de construção deve contribuir para o avanço do nível de consciência das massas, dando a largada para uma ação de curto, médio e longo prazo de organização, formação e luta social, por meio da esperança militante e da luta por justiça social e igualdade.

As lutadoras e lutadores estão convocados a agitar, organizar e construir o Congresso do Povo em cada localidade, bairro e município deste grande Brasil, fortalecendo as lutas concretas e a resistência em defesa dos direitos, da democracia e da soberania.

Dessa forma, queremos com o nosso trabalho e compromisso militante acender a chama da luta para colocar o povo brasileiro em movimento para defender seus direitos, sua vida e seu país, apontar perspectivas e voltar a sonhar.

BAIXE A CARTILHA 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DO MATO GROSSO
Rua São Benedito, 874 | Bairro Areão | CEP 78010-258 | Cuiabá | MT
Fone: (55 65) 3624.9915 | www.cutmt.org.br | e-mail: cutmt@terra.com.br